Agricultura

Sexta-feira, 24 de Maio de 2019, 19:23

Tamanho do texto A - A+

BOA NOTÍCIA

Soja transgênica tolerante à seca no Brasil recebe aval do CTNBio

Por: Viviane Petroli

Da Redação Mato Grosso Agro

Foto: Assessoria de Imprensa

HB4 TMG Verdeca

 

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou o uso comercial da soja transgênica tolerante à seca com tecnologia HB4® no Brasil, da Verdeca. O anuncio foi feito pela Tropical Melhoramento & Genética (TMG) e a Verdeca, joint venture entre a Arcadia Biosciences, Inc. (Nasdaq: RKDA) e a Bioceres Crop Solutions Corp. (NYSE American: BIOX). A aprovação permite o plantio e a colheita de variedades de soja com esse evento no país.

O evento transgênico HB4® já havia sido aprovado Argentina e pelo FDA (Food & Drug Administration) nos EUA. Atualmente, as submissões regulatórias estão sendo avaliadas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), bem como pela China, Paraguai, Bolívia e Uruguai.

Conforme as empresas, a aprovação pela CTNBio abre um período de 30 dias para comentários e consultas públicas antes que o documento definitivo de aprovação possa ser emitido. Além disso, o lançamento comercial da característica HB4® no Brasil depende de aprovações dos principais países importadores de grãos de soja, que estão em andamento, e de processos de registro de variedades.

Além da característica HB4® sozinha, um outro evento combinando HB4® com tolerância ao herbicida Glifosato também foi aprovado. Esse empilhamento do evento HB4® com o já conhecido evento “RR1” é o novo produto da Verdeca para beneficiar produtores de soja por meio de melhorias de qualidade, mitigação de estresse e práticas de manejo.

“Esse novo evento permitirá aos produtores de soja proteger os rendimentos sob condições de estresses climáticos. A desregulamentação dessa tecnologia no Brasil é outro passo significativo para o sucesso da comercialização da HB4® na América do Sul ”, pontua Martin Mariani Ventura, gerente geral da Verdeca.

Conforme o presidente da TMG, Francisco Soares Neto, a tecnologia HB4® é a primeira característica transgênica em soja que vai além dos pacotes de tolerância a herbicidas e resistência a insetos oferecidos até o momento. “A tecnologia vai proporcionar estabilidade de produção em diversos ambientes e os agricultores irão ver um benefício direto do uso da tecnologia”.

O gestor de Pesquisa da TMG, Alexandre Garcia, comenta que a aprovação comercial da característica HB4® permitirá testes maiores para melhoramento genético, registro de cultivares de soja e produção de sementes em território brasileiro. “A TMG, como uma empresa brasileira, tem orgulho de fazer parte deste projeto em colaboração com a Verdeca e de ter concluído o marco regulatório no Brasil. É muito importante que as empresas sul-americanas tragam inovação para os agricultores sul-americanos ”, ressalta.

Além do trabalho de regulamentação, a TMG e a Verdeca desenvolveram uma parceria estratégica para combinar as capacidades de germoplasma e melhoramento da TMG com as tecnologias de soja da Verdeca.

A Arcadia Biosciences e a Bioceres Crop Solutions formaram a Verdeca em 2012 para desenvolver novas gerações de atributos para a soja em todas as principais regiões de produção, começando na América do Sul e América do Norte, que juntas representam quase 80% dos hectares de soja produzidos no mundo.


*Com informações assessoria de imprensa TMG

Avalie esta matéria: Gostei +3 | Não gostei