Agronegócio

Sábado, 30 de Novembro de 2019, 07:34

Tamanho do texto A - A+

Rossandro Klinjey confirmado na Parecis SuperAgro 2020

Por: Assessoria de Imprensa Parecis SuperAgro

Foto: Assessoria

Parecis SuperAgro

 

A organização da Parecis SuperAgro confirma a presença do palestrante e escritor Rossandro Klinjey no fechamento da feira, que em sua 13ª edição terá como tema “Novas Gerações, Novos Caminhos”. Psicólogo de formação, Rossandro se tornou referência quando o tema é a relação entre diferentes gerações, além de abordar os desafios enfrentados por pais e mães na educação dos filhos hoje em dia.

A escolha do palestrante mostra a preocupação do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis – que organiza a feira – com a sucessão no agronegócio, que em Mato Grosso ainda é predominantemente gerido por famílias. “Vivemos um momento peculiar. A primeira geração de agricultores que migrou para cá começa a dividir com a segunda geração a administração dos negócios. E nem sempre essa convivência é fácil. Outro desafio é quando os filhos optam por outras carreiras, tornando a sucessão mais complexa”, observa o presidente do Sindicato Rural, Antonio Brolio.

O próprio sindicato reflete a fala de Brolio. Sua diretoria mescla representantes da primeira e da segunda gerações de produtores rurais do município, que neste ano completou 31 anos de fundação. E embora enfrente a dificuldade esperada para mobilizar os jovens adultos para a política de classe, o sindicato já prevê um cenário mais complicado quando for a hora de “passar o bastão”. “Geramos eventos para atrair a terceira geração, mas não tem sido fácil”, atesta o presidente.

Nos últimos anos, além de manter a tradição de ser a principal vitrine de tecnologia para o agro em Mato Grosso, a Parecis SuperAgro tem buscado discutir não apenas as tendências do setor como projetar os cenários futuros da agropecuária. Neste ano, a escolha do tema volta a apostar nesse olhar vanguardista. “Estamos atentos tanto às novidades técnicas da produção como às possibilidades que a tecnologia pode nos trazer. Acreditamos que essa pauta se manterá por alguns anos”, afirma Brolio.

Em 2020, a feira será realizada de 31 de março a 3 de abril com a previsão de atrair um público de aproximadamente 20 mil pessoas. Refletindo a diversidade produtiva do município, a programação e a exposição comercial terão atrativos para produtores de soja, milho, algodão, girassol, pulses e pecuaristas, entre outras cadeias produtivas. A integração entre lavoura, pecuária e plantio de florestas também estará na pauta. A previsão é de que a programação técnica seja divulgada no início de 2020.

Avalie esta matéria: Gostei +4 | Não gostei