Comércio

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019, 12:30

Tamanho do texto A - A+

SEGUNDO FECOMÉRCIO

Empresários de Cuiabá diminuem confiança no comércio em outubro

Por: Assessoria de Imprensa Fecomércio-MT

O Índice que monitora a confiança do empresário do comércio na capital do estado (Icec), apresentou no mês de outubro retração de 0,4% sobre o mês anterior, interrompendo uma sequência de altas observada na pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Com 128,8 pontos, o resultado é 4% superior ao mesmo mês de 2018, quando contabilizava 123,8 pontos.

A pesquisa tem variação de zero a 200 pontos, onde o índice 100 demarca a fronteira entre a avaliação de insatisfação e de satisfação dos empresários do comércio. Por isso, a Fecomércio-MT acredita que o aumento nos últimos 13 meses do Icec evidencia a melhora gradual dos indicadores econômicos, refletindo assim na percepção mais otimista dos empresários do setor.

Investimento diminui no ano

Dos três subíndices que acompanham a pesquisa, o que avalia o investimento do empresário do comércio foi o único que apresentou alta no mês, de 1,3%, somando 112 pontos. No entanto, em relação a outubro do ano passado, observou-se uma retração de 0,7%.

O indicador de contratação de funcionários contribuiu para retração do componente, acumulando queda de 3,9% nos últimos 13 meses e atingindo 136,4 pontos. Em outubro do ano passado, 81,6% dos empresários disseram que aumentariam a contratação de funcionários, contra 78,8% verificado neste ano.

Melhora gradual da economia

O referente às condições atuais do empresário, houve queda de 1,8% no mês, anotando 106,2 pontos. O que acompanha a expectativa do empresariado, o recuo foi menor sobre o mês anterior, de 0,7%, registrando168,1 pontos. Apesar disso, na comparação anual, os dois subíndices obtiveram crescimento de 8% e 5%, respectivamente.

A Fecomércio-MT conclui que as condições macroeconômicas mais favoráveis e a melhora nas expectativas em relação à economia e ao setor ajudam a explicar esse resultado.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei