Capacitação

Sábado, 30 de Novembro de 2019, 07:52

Tamanho do texto A - A+

médicos veterinários

Entidades do Agronegócio realizaram treinamento sobre emissão de GTA’s de suínos

Por: Assessoria de Imprensa Acrismat

Foto: José Medeiros/GCom-MT

suínos

 

A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Ministério da Agricultura e o Fundo de Sanidade e Desenvolvimento da Suinocultura (FSTS), realizou nesta sexta-feira (29) treinamento para habilitação de médicos veterinários autônomos para auxiliar na emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA’s) de suínos. O curso aconteceu no período da manhã, das 08h ao 12h, no auditório da associação.

O treinamento, que era esperado há alguns anos, consistia na padronização e na habilitação de médicos veterinários autônomos na emissão de GTA’s de suínos, através da utilização de um sistema de plataforma online. O curso foi realizado pelo responsável da superintendência federal da agricultura do estado de Mato Grosso, Rafael Moreira, e pelo médico veterinário da Acrismat, Igor Queiroz.

A plataforma está em fase final de teste em Mato Grosso e será inserida no sistema do Indea até o início do próximo ano. O acesso a plataforma permitirá a emissão de GTA’s de suínos, na qual o veterinário e responsável técnico poderá acessar o sistema da propriedade pela qual é habilitado.

Além disso, o médico veterinário passa a ter alguns deveres, como a apresentação de relatórios mensais zootécnicos, que abordará sobre a natalidade e mortalidade dos suínos. Segundo Queiroz esse sistema possibilitará um controle melhor de doenças, além da criação de um vínculo entre o serviço oficial e o médico veterinário através da troca de informações.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei