Meio Ambiente

Terça-feira, 11 de Junho de 2019, 12:07

Tamanho do texto A - A+

E VISITAS GUIADAS

Pantanal Shopping incentiva ações sustentáveis com horta orgânica em estacionamento

Por: Viviane Petroli

Da Redação Mato Grosso Agro

Foto: Assessoria de Imprensa

Horta Pantanal Shopping

 

O Pantanal Shopping iniciou neste mês de junho o projeto "Sustentabilidade Transforma”. Com visitas guiadas com grupos de até 30 pessoas e uma horta orgânica em seu estacionamento, o shopping visa incentivar ações sustentáveis com a comunidade.

"Queremos utilizar a relevância do nosso shopping para a comunidade e falar com a população cuiabana e conscientizá-la. Afinal, somos agentes transformadores da sociedade e temos um compromisso com a comunidade que nos cerca”, explica o superintendente do Pantanal Shopping, Giuliano Bragaglia.

As visitas ocorrem duas vezes na semana, com grupo de no máximo 30 pessoas. Para agendar a visita basta acessar o site www.pantanalshopping.com.br ir na landing page sustentabilidade (sustentabilidade.pantanalshopping.com.br) e entrar em contato com a equipe do centro de compras. No local ainda é possível encontrar informações sobre todas as ações de sustentabilidade realizadas pelo equipamento.

“Os participantes serão recebidos com uma pequena apresentação sobre o projeto e percorrerão as dependências do equipamento conhecendo as diferentes ações”, frisa Giuliano.

Segundo o Pantanal Shopping, o tour pelo projeto conta com ida a praça de alimentação, em que os participantes verão como é feita a separação do lixo e a coleta de óleo de cozinha dos restaurantes. Em seguida, andarão pelo shopping e verão os coletores de lâmpadas, pilhas e baterias, além do recém instalado tapume sustentável - ponto de descarte de latas, papelão, plástico, pilhas e baterias, óleo de cozinha e cápsula de café - voltado para clientes e lojistas.

Além disso, o grupo conhece como o centro de compras reutiliza cerca de 600 mil m³ de água todo mês água. Hoje, o equipamento aproveita a água do sistema de ar-condicionado para uso em descargas, lavar calçadas, além de regar os jardins do paisagismo.

Ainda durante a visita guiada, os participantes passam pela área de reciclagem do mall e conhecem como é segregado os resíduos orgânicos dos recicláveis. O Pantanal Shopping é o centro de compras do grupo Ancar Ivanhoe, que mais recicla lixo no país. Ao todo, são 60 toneladas de lixo por mês reutilizados. O lixo recolhido é coletado por um caminhão e encaminhado a uma cooperativa para reciclagem.

O passeio segue com a ida as duas hortas que o empreendimento mantém. Elas estão localizadas no telhado e na doca e juntas possuem mais de 250m² e produzem cerca de 1.200 verduras e hortaliças por mês. Entre elas estão: cebolinha, coentro, salsa, berinjela, pimenta de cheiro, tomate cereja, tomate, pimentão, hortelã, alface, alface roxo, rúcula e couve. Todos os itens colhidos são destinados aos colaboradores do shopping e lojistas que contribuem cedendo mudas para o replantio.

Programa Forest Friend de Sustentabilidade

O Pantanal Shopping é o primeiro shopping do Brasil a aderir ao Programa Forest Friend de Sustentabilidade. A parceria permite a compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) – também chamados de CO2 – de equipamentos, veículos utilizados pelo shopping, lixo, colaboradores, energia, gás, entre outros, por meio da compra de créditos de floresta do Programa Brasil Mata Viva (BMA).

“Abraçamos o programa que vai de encontro com o projeto Sustentabilidade Transforma com o objetivo de reduzir os impactos ambientais gerados pelo equipamento pensando nas atuais e futuras gerações. Nesta primeira fase do projeto, serão 86 toneladas de crédito que o shopping irá compensar. Uma medida que ajuda a preservar a Floresta Amazônica e ao mesmo tempo compensam emissões de CO2”, diz Giuliano.


*Com informações assessoria de imprensa Pantanal Shopping

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Preencha o formulário abaixo:

Leia mais sobre este assunto: