Pecuária

Quarta-feira, 10 de Outubro de 2018, 12:57

Tamanho do texto A - A+

PISCICULTURA

Aquamat na Estrada passa por Sorriso em novembro

Por: Viviane Petroli

Da Redação Mato Grosso Agro

O projeto "Aquamat na Estrada" passará por Sorriso em sua segunda etapa no mês de novembro. A ação desenvolvida pela Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat) visa fomentar e promover a cadeia produtiva da piscicultura no interior de Mato Grosso. Durante a passagem do projeto pelos municípios são levadas palestras aos produtores e realizados debates.

O projeto teve sua largada em Rondonópolis e irá percorrer os sete principais polos de produção de peixe em Mato Grosso. O estado possui cadastrados no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) 2.560 produtores. Juntos em 2017 tais produtores atingiram um volume de produção de 62.000 toneladas de peixes superando a capacidade de abate dos nove frigoríficos ativos em Mato Grosso que é de 54.000 toneladas/ano.

"A produção está crescendo aos poucos, o mercado que era muito forte principalmente na época da semana santa, hoje já vemos uma constância do consumo em quase todos os meses do ano", pontua o presidente da Aquamat, Daniel Garcia de Carvalho Melo ao observar que o atual mercado de produção de peixe apresenta uma solidificação, com perspectiva de crescimento nos próximos anos.

Na avaliação de Daniel Melo, a cadeia produtiva da piscicultura no estado passa por uma transformação. Ele salienta que "Estamos passando por um processo profissionalização da cadeia, com maior número de propriedades com assistência técnica, utilização de novas tecnologias de produção e principalmente segmentação da cadeia com produtores de alevinos, produtores de recria e de engorda. Essa segmentação vai proporcionar oferta de peixe maior para o consumidor".

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei